A
amamentação pode reduzir o risco de
diabetes por parte das mães
NOVA
IORQUE (Reuters Health) – As mulheres que amamentam
durante mais tempo têm um risco reduzido
de desenvolver diabetes do tipo 2, segundo uma pesquisa recente.
"Diversos
estudos sugerem que a amamentação afecta
o metabolismo feminino, o que nos levou a investigar
a possibilidade de a amamentação ter influência
no risco de diabetes", declarou a Dr.ª. Alison
M. Stuebe da Brigham and Women's Hospital and Harvard
Medical School em Boston à Reuters Health. "Esses
estudos demonstram que o metabolismo, a amamentação
e a reprodução estão todos ligados
de uma forma potencialmente interessante."
Para
procurar associações entre a duração
da amamentação e o desenvolvimento de diabetes
do tipo 2, Stuebe., juntamente com colegas, analisou
dados de dois grandes grupos de mulheres que tinham acabado
de dar à luz.
O
primeiro grupo consistia em 83.585 mulheres que participaram
no estudo Nurse's Health Study, e o segundo grupo consistia
em 73.418 mulheres que participaram no estudo Nurse's Health
Study
II. "O segundo grupo é um grupo mais jovem",
afirmou Stuebe.
Os
investigadores descobriram que, nos primeiros 15 anos após
o último parto de uma mulher, cada ano de amamentação
estava associado a uma redução de 15 por cento
no risco de diabetes.
"Nessa análise, levámos em conta a dieta,
exercício, estado de tabagismo, se a mulher tomava ou
não um complexo multi-vitamínico (um indicador
da consciência a nível de saúde) e ainda
descobrimos essa vantagem dos 15 por cento", disse Stuebe.
"Decorridos 15 anos após o último parto,
não havia tantas vantagens, mas pelo menos durante os
primeiros 15 anos parece haver uma associação a
longo prazo que protege as mulheres da diabetes", acrescentou.
"De certa forma, a gravidez é um estado pro-diabético;
temos mais resistência à insulina, que é uma
forma de o corpo assegurar que o feto recebe açúcar
suficiente", explicou Stuebe. "Depois vem a amamentação
que, de certa forma, é um estado anti-diabético."
A hipótese dos investigadores é que a amamentação
repõe os valores normais do corpo após a gravidez.
Se uma mulher não amamentar durante um período
prolongado de tempo, o risco de diabetes pode aumentar.
Para Stuebe, uma das melhores coisas destas descobertas é que
não há nenhum aspecto negativo relativamente à amamentação. "Dá-nos
mais motivos para encorajar as mulheres a amamentarem: é bom
para os bebés e é bom para as mães",
concluiu.
FONTE: The Journal of the American Medical Association,
23/30 de Novembro, 2005.
www.bionascimento.com
Mais
artigos relacionados:
Aleitamento
materno: Insubstituível !!
A criança amamentada
desenvolve-se melhor
O melhor
alimento para o bebé
Como amamentar o bebé
Coloração
de cabelo e amamentação
Diarreia
e gripe: tratado com a amamentação
Como desmamar o bebé
Leite: alergias
ao leite de vaca (leite em pó)
Biberão
Biberão:
como esterilizar
Biberão: Cuidados com
o bico
|